Buscar
  • Worldval

Válvulas tipo Gaveta | Worldval

A válvula tipo gaveta é muito utilizada em linhas industriais, desenvolvida inicialmente para trabalhar de forma totalmente aberta ou totalmente fechada (ON/OFF) não obstruindo a passagem do fluído (posição aberta) proporciona baixa turbulência e permite o fluxo nos dois sentidos (bidirecional).

Ideal para fluídos de baixa, média e alta pressão e temperatura (são estanques para qualquer tipo de fluído).


Não é indicada para controle proporcional do fluído, caso contrário o impacto do fluído com o obturador causará vibrações e ruídos indesejáveis. Nesses casos, indicamos nossa linha de válvulas globo.


Seu manuseio é suave e lento, quando comparada a outros tipos de válvulas. Por isso, esse tipo de válvula é instalado em sistemas onde não é preciso abrir e fechar constantemente. As faces da gaveta podem ser paralelas, mas são mais comumente em forma de cunha (a fim de ser capaz de aplicar pressão sobre a superfície de vedação).

O acionamento e fechamento do obturador são similar ao de uma gaveta, comum de um móvel residencial, este obturador desliza da mesma maneira, daí o nome válvula gaveta.


Podem ser construídas com castelo aparafusado ou soldado e com as seguintes extremidades;

SW – Socket welding (encaixe para solda).

BW – Butt welding (Topo para solda).

FR – Raised face (Face com ressalto).

FF – Flat face (Face plana).

RTJ - Ring Joint Gasket (Junta em forma de anel).

NPT e BSP thread – (Rosca nos padrões NPT e BSP).



A WORLDVAL constrói válvulas forjadas que atendem as normas API, ASME, NBR e ISO 9001. Temos capacidade para testar válvulas que suportam classe de pressão até #2500.

Os materiais dos componentes destas válvulas variam de acordo com as especificações de trabalho, seja temperatura de operação ou fluídos específicos (erosivos e corrosivos). A escolha correta do material garante a melhor operação de trabalho e segurança para seu projeto.


Os materiais utilizados na WORLDVAL são;

* Aço carbono forjado.

* Aço em inox forjado.

* Aço Liga forjado.


Para concluir a confecção adequada destas válvulas existe uma infinidade de combinações de materiais dos internos que devem ser respeitados de acordo com o projeto.


20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo